terça-feira, 12 de maio de 2009

Honra aos pais



Em Êxodo 20:12 nós observamos o primeiro mandamento que se obedecido tem promessa, “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá”.

Deus está dizendo que se honrarmos nossos pais eles nos dará longevidade de vida, uma vida longa nesta terra.
Primeiramente, vamos verificar o significado de honrar. Segundo o Dicionário Aurélio, honrar significa “Conferir honra; dar crédito ou merecimento a (…) Cobrir de honra; distinguir com honrarias; dignificar, enobrecer, estimar, respeitar, acatar; venerar, lisonjear”. Deus diz: Honra. Honrar é muito mais que simplesmente obedecer, é concordar mesmo que não esteja de acordo.
Em outro também podemos observar a promessa se confirmando: “Honra teu pai e tua mãe para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra” (Efésios 6.2).
Ele está dizendo filhos, que uma bala perdida não vai te acertar, que você não sofrerá acidente, que você não morrerá cedo, você terá uma vida longa, tudo, TUDO, te correrá bem. Tudo, significa, que TUDO o que você fizer será sucesso, sua carreira profissional, sua vida pessoal terá êxito. Tudo o que fazemos existe conseqüências, boas ou ruins, cabe somente a nós escolher o que queremos receber. A promessa está ai, cabe somente a você cumpri-la ou não. Se sim, tudo o que fizer terá sucesso, terás vida longa, se não, tudo o que fizer será um desastre, nada dará certo e morrerá jovem demais.
Os judeus são o povo mais próspero dessa terra, pois eles são do sangue, da linhada de Jesus, o salvador, mesmo que eles não reconheçam como tal. Eles cumprem a lei, o antigo testamento, de cima em baixo, por isso todas as promessas feitas por Deus são cumpridas na vida deles. Eles simplesmente cumprem os mandamentos.
Quantos hoje pedem benção aos seus pais? Na hora de acordar, de dormir, de sair? Isso realmente é muito importante para as nossas vidas. Deus lhes deu autoridade e responsabilidade sobre nós. Se todos entendessem isso, o mundo seria muito melhor.
90% dos jovens que estão morrendo hoje é conseqüência porque não cumpriram esse mandamento de DEUS. Aquele filho que foi morto porque traficava, quantas vezes a mãe ou o pai pediu para que deixasse essa vida?! Muitas vezes, mas ele não deu crédito.
A crise atual, não é financeira, é familiar, a raiz de toda essa crise. As vezes o pai não teve muita presença na educação do seu filho, o que gera uma dor e a falta de perdão que por conseqüência traz rompimento entre pais e filhos. E cresce uma geração rebelde, que não escuta e nem obedece a seus pais. E é a partir desse ponto, que o problema que antes era só no âmbito familiar, passa também para a sociedade. Pois se o filho não honra seus pais, não vai honrar o seu cônjuge, não vai honrar o chefe da empresa, não vai honrar seus amigos e por ai vai. E daí nada dá certo, vira a crise que estamos vivendo.

Honra teus pais, para que tudo te vá bem, para que você viva muito. Que sua vida seja um sucesso!

2 comentários:

Cláudinha Turozzi disse...

Sem dúvidas Jamila. Uma coisa puxa a outra...Se não tivermos o respeito dentro da nossa própria casa, como é que vamos nos respeitar como irmãos?
Deus nos dá todos os dias uma oportunidade de provarmos do seu amor...o melhor começo é praticando o bem e vivendo o amor junto a nossa família.
O restante, são benção que nos mostram como o amor de Deus por nós é suficiente para nos tornar felizes em todas as areas de nossa vida!
Um bjo amada

Carlos Henrique disse...

Infelizmente muitos não conseguem enxergar os pais como amigos. Acham que só querem castigá-los.
Deus nos faz promessa se honrarmos pai e mãe.
Parabéns pela postagem.
Deus a abençoe.
Fique na Paz.